15 agosto, 2007

Todos diferentes todos iguais: fotografar a diferença

O Instituto Português da Juventude (IPJ) tem patente, desde o passado dia 12, no Porto uma exposição de fotografia intitulada "Todos diferentes, todos iguais".

Lourenço Cabrita, estudante de engenharia, é o autor das fotos. O seu principal objectivo é incentivar as pessoas a lidar com o preconceito, lutar contra a indiferença e formar para a igualdade. Na sua opinião "as pessoas têm medo do que é diferente e desconhecido".

O estudante começou por abordar as pessoas mostrando-lhes dois sinais. O primeiro o de diferente e o segundo o de igual. Enquanto que como primeiro Lourenço pretendia representar a variedade e a diferença, no seguinte procurou conhecer o que para aquelas pessoas era indispensável para viver bem em comunidade.

Desta forma, foi pedido que à frente do primeiro símbolo os participantes escrevessem algo que ambicionavam para elas próprias no segundo pediu-se-lhes que mencionassem, o que no seu entender, era mais importante na relação entre seres humanos.

No blog oficial da iniciativa, disponivel em: http://tdti.wordpress.com/ o autor revela que por vezes foi difícil expressar qual o objectivo da mesma "Perguntei-me algumas vezes se estava maluco", "tinha noção de que estava a ser indiscreto, incomodativo e preocupava-me o facto de talvez estar a agir como um louco completo. A questão era saber se o abuso e a indiscrição iam valer alguma coisa", partilhou. "Qual era e qual é o valor desta ideia e destas imagens? O que dizem elas agora depois de serem pressentimento, depois possível loucura e finalmente serem uma realidade todas juntas? Eu não conseguia avaliar. E ainda tenho alguma dificuldade", confessou. Contudo, afirma que uma ideia só se torna viva quando é discutida "duvido sempre de uma ideia produzida na minha cabeça. Preciso dos outros para a discutir e avaliar, e dessa batalha decidir agarrá-la ou repeli-la", e eis o resultado...

Nas fotos podemos ver pessoas de diferentes culturas, religiões, países, diferentes orientações sexuais, raças e crenças. Homens, mulheres, Judeus, Cristãos, ciganos, brancos, pretos...um é reformado, outro recepcionista, um terceiro comerciante, um outro estudante . O recepcionista quer ser actor e considera a amizade o principal sentimento nas relações humanas. Outros aspiram por solidariedade, lealdade, tolerância, sáude e amor. Para eles e para nós sociedade Lourenço deixa no ar as perguntas: "Qual deles estava errado?qual estava certo?qual deles está a mais?".

Mais informações em: http://tdti.wordpress.com/

Visitas:
Delegação IPJ Porto
Rua Rodrigues Lobo, 98
4150-638 Porto
Tel: 226 085 700
Fax: 226 08 57 98 e o 226 08 57 99
E-mail: ipj.porto@ipj.pt


Texto e fotos: Daniela Costa

0 Comments: