15 agosto, 2007

Land Art no Parque da Lavandeira

O Parque da Lavandeira (PL), em Gaia tem patente, desde Abril último, uma mostra de Arte na Natureza.

O artista plástico Meireles de Pinho numa parceria à qual se junta ao Parque Biológico de Gaia(PBG), são os grandes responsáveis pela organização de um evento pioneiro em Portugal.

"O ninho" é um dos trabalhos que podemos ver logo à entrada do espaço. Propriedade do PBG, o trabalho foi desenvolvido com ramos de árvores, sisal e arame. Combinando ramos de poda de árvores com vimes, Moisés Tomé e Ângelo Ribeiro são os criadores do "Vazo".

Já a "Árvore da sabedoria", em madeira policromada é da autoria de Fernando Saraiva. Da sabedoria à morte, vários são os temas retratados na paisagem gaiense.
"As árvores também morrem", de Paulo Neves é um exemplo disso.

Também expostas estão as obras "Zona reservada", "Quadrado de céu", "Dança com escadas", entre outros.

Origem
A "Land Art" ou "Arte na paisagem", nasceu no anos sessenta, e acredita-se que o escultor americano de Maria tenha sido o seu principal impulsionador, tal como podemos ler no "Land Art Lavandeira 2007".

Dados avançados, oficialmente, pelo parque afirmam que esta nova forma de arte, evoluiu de forma quase paralela nos Estados Unidos e na Europa, embora as grandes instalações tenham surgido, inicialmente na América do Norte.

Uma vez que o Art procura estar em harmonia com o meio ambiente envolvente, as instalações são tratadas de forma a não causar qualquer tipo de agressão a esse meio.

Os "artistas da paisagem" deixam as suas obras nos locais onde são criadas, até que a natureza se encarregue de as degradar ou incorporar. A actividade exige, por isso do criador um profundo conhecimento de materiais naturais e de contextos ecológicos. A particularidade das suas características, impede-a de estar exposta em museus ou galerias.

Está prevista a realização deste eventos de dois em dois anos, em locais diferentes. Segundo a organização do Parque, os promotores são os mesmos do ano de arranque (2007) e ficaram responsáveis pela angariação de novos parceiros locais de modo a divulgar este tipo de iniciativas.

No próximo dia 22 de Setembro, decorrerá, pelas 11h00, no PL o lançamento do catálogo das obras em exposição no Land Art, com a participação dos seus autores.

Depois do almoço, pelas 15h00, desta vez no PBG, haverá um debate/conversa sobre o primeiro Land Art na Lavandeira. Presentes estarão Laura Castro, professora de História de Arte e o botâncio Jorge Paiva, além de alguns artistas plásticos.

Mais informação em:
http://lavandeira-2007.blogspot.com


Texto e fotos: Daniela Costa

0 Comments: