02 novembro, 2007

Seu Jorge em concerto no Porto: Rítmos brasileiros na Casa da Música

A Casa da Música (CdM) recebeu, ontem, 1 de Novembro, "Seu Jorge" (SJ) e a sua banda de 18 elementos.





A actuação esgotou a "Sala Suggia" da CdM exigindo assim a repetição do espectáculo para 7 de Novembro, no mesmo espaço. Em 3 horas de concerto, o artista teve a oportunidade de revisitar êxitos antigos como "Problema Social" e, também, de apresentar o seu mais recente albúm, "América Brasil".


Um problema inicial com o violão que parecia não querer colaborar com o artista, não o impediu de improvisar, começando por falar da sua vinda a Portugal. Nos breves momentos que intercalaram a solução da falha técnica, Jorge explicou que antes de vir para Portugal esteve em digressão por todo o Brasil, a promover esse mesmo álbum dedicado ao povo brasileiro.

O cantor começou com temas mais calmos e à medida que ia apresentando novos temas, ia solicitando a presença de novos artistas, no palco. Ao fim da quarta música chama, um por um, os membros da banda que o acompanhariam até ao fim do espectáculo. Adriano Trindade e Claudinho Andrade são apenas dois dos músicos que responderam à chamada. As segundas vozes são também convidadas a entrar. Surgem então, mais oito elementos que além de cantarem, interpretam várias coreografias. Pandeireta, bateria, coros, entre outros, compuseram, assim, um total de 19 músicos em palco. A multiplicidade de instrumentos revelar-se-ia na mistura de sonoridades tão variadas como o funk, o soul, o pop e o tipicamente brasileiro, samba.

Se dúvidas tivéssemos de que "América Brasil" era dedicado ao povo brasileiro, elas, certamente, desvanecer-se-iam à medida que ouvíamos temas sobre a chegada de Portugal ao Brasil, a situação do povo índio, ou mesmo do desemprego das grandes cidades. Expressões como "o índio foi queimado vivo" ou "o índio foi mandado morar na favela do Rio" falam por si. Um desses exemplos é o tema "Trabalhador", uma espécie de homenagem a todos os trabalhadores de todas as profissões, do pedreiro ao engenheiro.

Após uma hora e meia de concerto, o fim parece estar próximo. Contudo, a sala esgotada pede mais. Tendo sido feitas as suas vontades Jorge regressa ao palco por mais uma hora, onde nos brindou com surpresas e mais surpresas. A primeira delas estava reservada para Luís Carlinhos, artista brasileiro que reside actualmente em Portugal, onde trabalha como actor. O também cantor, foi convidado por "Seu Jorge" a subir ao palco para cantar com dois dos seus músicos.

A segunda surpresa da noite aconteceu, quando, nos últimos minutos do espectaculo SJ funde
plateia e palco num só. Chama mais uma vez a si, não todos os músicos que o acompanharam ao longo da noite mas os fãs que se juntaram aos artistas, no palco, afim de darem seguimento ao enorme ambiente de festa criado no final do espectáculo que terminou com um "muito obrigado Porto, fiquem com Deus", proferido pelo cantor.

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo ao concerto de Seu Jorge, para dia 7 está prometido um remake!

Mais informações em:
- SeuJorge
- Casa da Música

Texto: Daniela Costa
Fotos: Manuel Ribeiro

0 Comments: